hormônio
sm (gr hormon, part de hormáo+io)
1 Fisiol Cada uma das várias substâncias segregadas por glândulas endócrinas (tireóide, ovários, testículos, hipófise, supra-renais etc.) que, passando para os vasos sanguíneos, têm efeito específico sobre as atividades de outros órgãos.
2 Bot Secreção interna dos vegetais que age como regulador; fitormônio
Var: hormona
H. adrenocorticotrófico: secreção do lobo anterior da hipófise, que tem um efeito estimulante sobre o córtex ad-renal (sigla ACTH)
H. folicular ou ovárico: hormônio que influencia as funções sexuais femininas
H. inibitório: substância de natureza hormônica que neutraliza ou inibe a ação de um hormônio; anti-hormônio
H. luteinizante: hormônio do lobo anterior da hipófise, que, na fêmea, estimula especialmente o desenvolvimento de corpos lúteos, e no macho, o desenvolvimento de tecido intersticial
H. paratireóide: hormônio que regula o nível de cálcio e fosfatos do sangue e a ossificação
H. sexual, Biol: hormônio produzido pelas gônadas e que origina os caracteres secundários
H. testicular: hormônio que influencia as funções sexuais masculinas
H. tireóide: hormônio cuja insuficiência acarreta queda de cabelo, bócios e, em casos graves, cretinismo. H. das glândulas supra-renais: hormônios que aumentam os caracteres sexuais secundários masculinos, regulam o metabolismo dos carboidratos e minerais, diminuem a atividade do coração e aumentam a pressão arterial. H. hipofisários: os da glândula hipófise. Destaca-se entre os do lobo anterior dessa glândula o que regula o crescimento do esqueleto e o aumento do peso corporal, enquanto os do lobo posterior são a vasopressina, que eleva a tensão arterial e aumenta a peristalse, e a ocitocina, que estimula as contrações uterinas. H. pancreáticos (ou das ilhotas do Langerhans): hormônios dos quais o mais importante é a insulina, que regula o metabolismo do açúcar.